Sumario
ToggleProcesso de alfabetização na educação infantil
Processo de alfabetização na educação infantil. Antes de mais nada, é bom lembrar que, aprender a ler e escrever é parte da vida.
Desde os inícios da idade antiga, 2000 anos antes de cristo, começaram a surgir as primeiras técnicas da escritura, e por conseguinte, se foi promovendo. Até hoje.
Por outro lado, o processo de alfabetização, mesmo que varie de uma criança para outra, é um processo complexo, na qual, a infanta precisa ter desenvolvido as habilidades necessárias, para aprender a ler e escrever (Habilidades fonológicas, cognitivas, e linguísticas).
Se te interessa o tema em breves linhas te explico tudo. O que tem que saber para ensinar uma criança a ler. Assim como uma guia completa e uma apostila lá embaixo para descarregar 👇. Fica até o fim e começa logo a votar em prática.
Antes aclaro algumas perguntas frequentes.
Baixe Agora Sua Apostila de leitura GRÁTIS.
O que é Alfabetização na Primeira Infância?
Assim que, alfabetização infantil é a capacidade da criança, de entender e decodificar o alfabeto. É poder ler, escrever e interpretar letras e números.
Letramento e alfabetização na educação infantil são duas coisas diferentes.
Com toda a certeza, o letramento e a alfabetização estão ligados. Mas, eles são diferentes porque a alfabetização é a capacidade de decodificar o alfabeto. E o letramento é a capacidade de interpretar, e usar a leitura e a escrita na vida cotidiana..
Processo de alfabetização na educação infantil. Qual a idade correta para começar ?
Se analisamos bem o mapa e de conformidade com, vários estudos; podemos deduzir que de 5 a 7 anos, porque, é o tempo onde as crianças estão preparadas, (dotadas das habilidades necessárias) .
Em suma, os países, com mais desenvolvimento. Só para ilustrar, começam alfabetizar suas crianças, nessa faixa etária. E o nível educacional, esta por encima de América Latina, que começa alfabetização mais cedo.
Sem embargo, antes de começar o processos de alfabetização, propriamente dito. (Aprender a ler e escrever), podemos fomentar a alfabetização com atividades lúdicas, leituras divertidas, livros, e outras atividades conforme a idade do infante.
Como iniciar o Processo de alfabetização na educação infantil?
Mesmo que alfabetização, propriamente falada (aprender a ler e escrever). Só a partir dos 6 anos é quando deveria começar a acontecer. Eventualmente, há crianças, que aprendem a ler muito mais cedo.
Só que, o ideal é começar desde que esteja com 36 semanas, sim, isso mesmo. Estudos confirmam.
Se bem que, votando música. Quando nasce, lendo histórias, Com certeza, nessa fase, não vai ensinar a decodificar o alfabeto.
Dado que é um bebê. Por outo lado, ajudará a aumentar o vocabulário e adquirir habilidade fonológica.
Por conseguinte, já na primeira infância, podemos estimular com os brinquedos, e com leituras conforme a idade.
Confira também; atividades de alfabetização infantil para estimular as crianças.
Para ensinar uma criança a ler e escrever, primeiro temos;
Que ensinar a associar cada letra, com o som, que representa. (Conhecer as letras por o som)
Depois, conhecer as diferentes combinações. (E para este processo ser possível é
obrigatório ter adquirido a linguagem.)
De tal forma, que podemos fomentar as habilidades de leitura. Conforme a idade da criança.
Atividades de Alfabetização Infantil para menores de 3 anos.
As crianças dos 0 aos 3 anos aprendem explorando e experimentando o seu ambiente, bem como interagindo com adultos e outras crianças. Eles também aprendem por meio da repetição e da prática, observando e imitando os comportamentos e ações dos outros. Além disso, a estimulação precoce e a experiência sensorial são importantes para o desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças nessa idade, as melhores atividades são :
Escutar e aprender músicas.
Ler e contar historias.
Falar muito com a criança.
Confira aqui : historinha infantil sobre personagem famosos da historia universal, para aumentar o vocabulário e criar o hábito da leitura.
Livrinhos para bebê de um ano. Veia as melhores sugestões, e baixe nosso livro interativo.
Atividades de Alfabetização Infantil (3-5 anos)
Crianças de 3 a 5 anos continuam a aprender explorando e experimentando seu ambiente, mas também estão começando a desenvolver habilidades cognitivas mais complexas, como raciocínio, memória de curto prazo e resolução de problemas.
Nesta fase, aprendem também por imitação e repetição, bem como pela interação com adultos e outras crianças.
Jogos e atividades lúdicas são importantes para seu desenvolvimento cognitivo e emocional, além de ajudá-los a desenvolver habilidades sociais e emocionais. Além disso, nesse período, as crianças começam, aprender por meio da instrução e do ensino formal, e podem começar a aprender habilidades como linguagem, matemática e literatura.
Nessa etapa o melhor para o Processo de alfabetização na educação infantil é:
Introduzir o alfabeto.
Ensinar e identificar as letras do nome da criança
Copiar as letras.
Desenhar e pintar.
Traçado de retas, círculos e curvas.
Orientação, direita, esquerda, à frente, atrás.
Lateralidade.
Canções para trabalhar a memória auditiva.
Saiba mais sobre as melhores atividades para crianças de 3 a 5 anos.
Leia também, Alfabetização para 5 anos: como ensinar as primeiras letras.
Educação Primaria (6 -12 anos)
No processo de alfabetização na educação infantil, (primária).
Do mesmo modo, que a etapa anterior, as crianças com idades entre 6 e 12 anos continuam a desenvolver suas habilidades sociais, emocionais, cognitivas e motoras.
Ao passo que, aprendem de forma mais formal, com uma ampla gama de disciplinas, incluindo matemática, ciências, história, geografia, línguas, artes e educação física.
Além disso, as habilidades de leitura, escrita e comunicação são aperfeiçoadas ao longo desta fase.
A Educação Primária, tem como objetivo desenvolver a capacidade de pensamento crítico, resolver problemas.
Assim também, Ensinar-lhes valores importantes, como a responsabilidade, a tolerância e a cooperação. As atividades práticas e as interações com outros alunos são usadas para consolidar o aprendizado e para incentivar o desenvolvimento social e emocional.
Nesta idade, as melhores atividades no Processo de alfabetização na educação infantil são:
Ordenar palavras para formar frases.
Sopas de letras e cruciáramos.
Escrever textos, com um desenho, partindo de uma palavra específica.
Buscar a letra diferente.
Unir frases e escrever frases com o mesmo significado.
Centrar a vista e trenar a velocidade leitora.
Trabalhar a compreensão do texto.
Definir palavras., usar o dicionário.
Separar em sílabas e identificar a sílaba tônica.
Educação Secundaria (12 – 15 anos)
A educação secundária é a fase de escolaridade que se segue à educação primária e normalmente começa aos 12 anos e termina aos 15 anos. O objetivo principal desta fase é fornecer aos alunos uma base sólida de conhecimentos em disciplinas como matemática, ciências, línguas e humanidades, a fim de prepará-los para o ensino superior ou para o mundo de trabalho. Além disso, a educação secundária também pretende ajudar os alunos a desenvolver habilidades sociais, emocionais e de liderança que os ajudarão a se tornarem cidadãos ativos e responsáveis. Algumas atividades para o desenvolvimento cognitivo.
Nesta etapa as melhores atividades são;
Criar frases com o mesmo significado.
Unir duas frases em uma.
Jogos de palavras, trocar uma letra y formar novas palavras
Produzir e escrever textos e ideias.
Leitura compreensiva, pensar o que lé enquanto lé.
Velocidade leitora, aprender a ler com os olhos.
Buscar informação.
Alfabetização infantil e seus desafios
Aprender a ler e escrever é um desafio que demora anos, e ainda que para uns seja mais fácil e rápido, para outros pode ser um, dor de cabeça.
E se a falta de compromisso da família com o processo de aprendizagem das crianças e um obstáculo. Pior e o desinteresse do aluno em aprender.
Vivemos em um ritmo de vida acelerado, cheio de distrações, que pode atrapalhar alfabetização. Sem embargo; podemos usar a tecnologia e o entorno a nosso favor, adaptando nos. E promovendo a leitura no ambiente.
Outros Desafios da Educação Infantil
Ademais, alfabetização infantil pode apresentar vários desafios, incluindo:
Dificuldade de aprendizagem: Algumas crianças podem ter dificuldades para aprender a ler e escrever devido a problemas de aprendizagem, como dislexia ou discalculia.
Falta de motivação: Algumas crianças podem não estar interessadas em aprender a ler e escrever, o que pode afetar sua motivação e progresso.
Ambiente de aprendizagem inapropriado: Falta de recursos ou um ambiente de aprendizagem inapropriado, como uma escola inadequada ou falta de material didático, podem dificultar a alfabetização das crianças.
Dificuldades socioeconômicas: Crianças de famílias de baixa renda ou sem acesso a recursos educacionais adequados podem ter dificuldades em aprender a ler e escrever.
Falta de habilidades sociais e emocionais: Algumas crianças podem ter dificuldades em lidar com a pressão ou o estresse na sala de aula, o que pode afetar sua capacidade de aprender a ler e escrever.
Processo de alfabetização infantil. Como superar os desafios
Então, para superar esses desafios, é importante fornecer recursos e apoio adequados às crianças. Bem como motivá-las a aprender. Além disso, trabalhar com as famílias e comunidades para melhorar o ambiente de aprendizagem. E incentivar a participação dos pais e responsáveis, pode ser uma estratégia eficaz. Para ajudar as crianças a se tornarem alfabetizadas.
Livros para aprender a ler
Os livros são um forte aliado no processo de alfabetização infantil. Eles possibilitam o desenvolvimento da linguagem, ampliação do vocabulário, criativo, memorização, foco e atenção.
Ao passo que, os livros infantis permitem fazer uma conexão agradável, entre a leitura e a criança. O contato com os livros, ademais, auxilia no desenvolvimento psicomotor, cognitivo e intelectual das crianças.
Investigação sobre o processo de leitura.
O neurocientista espanhol Manuel Carreiras cientifico do BCBL Basque Center on Cognition, Brain and Language. Realizou um estudo com pesquisadores de diferentes partes do mundo que mostrou que leitores têm maior concentração de massa cinzenta em seus cérebros.
Segundo a pesquisa, resumindo para você. A leitura, ajuda a construir redes neurais mais fortes, levando a uma maior concentração de massa cinzenta para se comunicar entre os dois hemisférios cerebrais.
Para tirar suas conclusões, a equipe liderada pelo neurocientista Carreiras mediu a atividade neural de um grupo de adultos recém-alfabetizados e outro grupo de leitores avançados.
Em leitores e não-leitores, diferenças morfológicas significativas podem ser vistas entre os cérebros dos participantes.
Um bom leitor desenvolve mais regiões do cérebro, que aquele que não é
Além disso, afirmam os pesquisadores, um bom leitor desenvolve mais regiões do cérebro; o lobo frontal, que ajuda a construir imagens de tudo o que lemos; e o lobo occipital, onde associamos letras.
Outra conclusão do estudo diz respeito à importância da qualidade do que lemos: quanto mais complexo o tipo de texto, maiores os benefícios que ele traz. Palavras complexas estimulam melhor nossos neurônios, enquanto livros muito simples não nos ajudam a pensar melhor.
Processos De Alfabetização Na Educação Infantil -Que tipo de textos ler ?
A leitura contínua nos predispõe a formar relacionamentos mentais de maior qualidade, mas também é importante considerar o tipo de informação que lemos.
Não e ler qualquer coisa.
Baseando-nos na pesquisa o ideal e ler livros conforme a idade da criança, livros de historinhas, fabulas que levem a algum aprendizado. E acompanhar o processo da alfabetização infantil, com apostila de leitura; que vai do particular a geral.
Consulte nosso artigo: 7. Livros infantis em PDF grátis para aumentar as Habilidades da Leitura.
jogos e brincadeiras, no processo da alfabetização infantil.
As crianças amam brincar, e todo o que tenha que ver com diversão. Nesse sentido, o jogo contribui no desenvolvimento de nossas crianças. E também, podem ser uma ferramenta valiosa no processo de alfabetização infantil, pois:
Primeiramente, fazem com que o aprendizado seja divertido e motivador: Jogos podem ajudar a tornar o processo de aprendizagem mais lúdico e divertido, o que pode motivar as crianças a continuarem aprendendo.
Segundo, melhoram as habilidades de leitura e escrita: Jogos que envolvam letras, palavras e frases podem ajudar as crianças a desenvolver suas habilidades de leitura e escrita.
Ao mesmo tempo, aumentam a concentração e a atenção: Jogos que requerem concentração e atenção podem ajudar as crianças a desenvolver essas habilidades importantes.
Outros benefícios dos jogos no processo de alfabetização infantil.
4. Assim também, estimulam a criatividade e a imaginação: Jogos que permitem que as crianças usem sua criatividade e imaginação podem ajudá-las a se tornarem mais engajadas no processo de aprendizagem.
5. Fortalecem as habilidades sociais e emocionais: Jogos em grupo podem ajudar as crianças a desenvolver habilidades sociais e emocionais, como a cooperação, a resolução de conflitos e a comunicação.
Em geral, jogos são uma excelente maneira de ajudar as crianças a aprender, enquanto se divertem. No entanto, é importante escolher jogos apropriados para a idade e habilidades das crianças, a fim de garantir que elas estejam aprendendo e se desenvolvendo adequadamente.
Leia nosso artigo: 20 brincadeiras fáceis e divertidas para acelerar o processo da leitura.
O método fônico - Método de leitura aprovado
Antes de mais nada, o método fônico é uma abordagem para ensinar leitura e escrita que se baseia no uso de sons (fonemas) para identificar as letras e formar palavras.
Ou seja, os estudantes aprendem a identificar os sons individuais das letras e como combiná-los para formar palavras.
Este método é considerado eficaz, para ajudar as crianças a desenvolver habilidades de leitura e escrita desde o início e é amplamente utilizado em muitos países, incluindo Portugal.
Como ensinar leitura com o método silábico guia passo a passo com apostila para descarga. Baixa e começa hoje mesmo a praticar.
Se bem que, há diferentes métodos de alfabetização, todos têm suas vantagens e desvantagens. Veja aqui outros métodos para aprender a ler e escrever, e escolha seu favorito. Só que nesta guia explicarei de maneira clara como ensinar a ler com o método fônico.
O método fônico é a forma mais utilizada para ensinar a ler.
Gosto muito deste método porque é fácil de aplicar e depois das crianças, aprender as primeiras sílabas e palavrinhas. Já parece ser uma brincadeira.
Vamos lá!
Passo 1
Descarregue o PDF em seu computador e imprima.
Encaderne, para ficar organizado.
Passo 2
Com o material pronto, e um ambiente apropriado (sem distrações), podemos começar.
Primeiro leia, você e permita a criança repetir. Repita quantas vezes for preciso.
Depois, deixe ele repetir sozinho, se ele consegue.
Completem as atividades
Quando ele este dominando a letra determinada e a sílaba. Prove fazer um ditado simples das palavras da leitura.
Faça uma letra de cada vez.
Ao terminar a apostila conforme as recomendações, já a criança estará soletrando e escrevendo palavrinhas.
Alguns conselhos:
Antes de mais nada, determine todos os dias, preferencialmente no mesmo horário, um momento para estudar.
Comece pela primeira, e trate de não voar as letras, vaia em ordem.
Não force a criança, nem demonstra frustração.
Reconheça e parabenize o esforço.
Não compare com outras crianças.
Trate de não fatigar a criança (15 minutos diários para estudar a apostila é ótimo).
Leia historinhas para a criança para mantê-la motivada.
Conclusão
Finalmente, lembre sempre, que se trata de códigos sem uma organização lógica, não é fácil. Requer memorização e paciência até dominar.
Boa sorte 💋 Espero ver ajudado!