Como as crianças aprendem

Como as crianças aprendem

Como as crianças aprendem Mantenha a calma! Se seu filho tem dificuldades de aprendizagem, primeiro saiba como as crianças aprendem.

Compartilhar post

Como as crianças aprendem

Como as crianças aprendem, é uma pergunta que me causava muita curiosidade. Porque sabendo como aprendem, posso implementar melhores estratégias, para ajudar a meus filhos, e meus estudantes, aprender mais.

Existem muitos estudos superinteressantes, que explicam como o cérebro das crianças se comporta e seus vários estágios, mas para não entediar com um texto super longo. Fiz um breve resumo, que nos ajudará a entender os diferentes estágios de aprendizagem, e a criar uma metodologia correta conforme a fase em que o infante se encontra.

Se bem que, há crianças capazes de apreender um pouco mais rápido, no entanto, outros infantes são já, um pouco mais lentas.

Seja como for, os estudos científicos assim como também, o sistema educacional se baseiam na meia.

Dessa forma, se nosso filho não se enquadra na média, Mas, tem uma excelente capacidade de aprender e reter conhecimentos esta é uma boa notícia. Caso seja, um pouco mais lento que a média nada acontece. Antes demais nada, CALMA! é só dar um empurrãozinho e descobrir quais técnicas, situações, e metodologia é mais adequada e quais são suas competências e habilidades. Por certo, as aulas de reforço escolar, podem ser uma excelente ajuda.

Assim que, nenhuma das situações acima, é um fator determinante para o futuro da criança. 

As qualificações escolares não são totalmente determinante do sucesso. De uma pessoa na vida adulta. 

Mas, somos mais, pais e professores, sabemos que eles tem muita capacidade, por isso queremos que sejam a melhor versão de sim mesmo.

Leia ate o fim e descubra como fazer para que a criança aprenda. Como incentivar e obter melhores resultado acadêmicos.

Como as crianças aprendem conforme a sua idade

Surpreendentemente, o desenvolvimento do cérebro, e tudo o que ele envolve, tem sido objeto de estudo há muito tempo.

Em primer lugar, o progresso do cérebro infantil, começa quando o óvulo é fertilizado até a idade adulta.

Ou seja, a partir da vida intrauterina, será criada a arquitetura básica para poder adquirir o restante do aprendizado.

Por conseguinte, a aprendizagem das crianças depende de dois fatores básicos

A aprendizagem das crianças depende de dois fatores básicos: a genética e o meio ambiente. Ambos são responsáveis por formar nossa individualidade como seres humanos. Inegavelmente, os genes são herdados, mas graças a Deus, sua expressão não é fixa.

Nesse sentido, como uma criança recebe cuidados e educação, vai mudar sua biologia e influenciar diretamente no aprendizagem.

As Crianças de 0 a 5 anos aprendem pelos sentidos.

Contudo, não precisam ser explicadas, como devem fazer as coisas. Aprendem por imitação, copiando tudo o que as cerca. Comportamento, atitude, habilidades em seu ambiente. Sem ter que seguir instruções ou entender o motivo das coisas.

Da mesma forma, conseguem, aprender sem receber recompensa ou castigo por eles.

Simplesmente observando o comportamento das outras pessoas.

Esta é a base da teoria da aprendizagem social.

Se as crianças observam o comportamento de um adulto, tanto bom quanto mau, é muito provável que o aprendam como um modelo. Assim que, nós adultos, somos o exemplo.

 De acordo com a teoria, durante esta fase, as crianças são incapazes de compreender a lógica das coisas, como estamos habituados.

Em crianças menores de 5 anos de idade, são normais os pensamentos absurdos que os adultos mal entendem.

Logo que, vão crescendo é quando começam a desenvolver a capacidade de raciocinar e pensar. A principio sempre egocêntricos, algo típico da idade.

Dos 6 aos 12 anos

Por consequência, já começam a ler e a escrever. Também possuem, além de todas as ferramentas físicas e cognitivas necessárias para tal, interesse por estas áreas de aprendizagem.

É por esta razão que muitos países no mundo não começam a ensinar leitura e escrita antes dos seis anos de idade.

Porque meu filho não sabe ler. Saiba também as habilidades indispensável para aprender a ler e escrever.

Como as crianças aprendem – Curiosidade é a motivação o seu motor de aprendizagem.

 

Por isso, aprendem conceitos cada vez mais complexos, e abstratos com muita rapidez.

Ao mesmo tempo, a capacidade lógica e o reconhecimento de símbolos, para resolver problemas aumentam ao longo da fase escolar. Essa capacidade de raciocínio lógico permite que saiam da realidade mágica dos estágios anteriores e façam julgamentos de causalidade.

Ao passo que, é muito comum nesta época que as crianças comecem a desenvolver seus primeiros hobbies, coleções dependendo de seus gostos e interesses. Eles também consegue definir e atingir metas.

Já que, nessa idade conseguem entender as regras, os jogos de tabuleiro podem ser interessantes para eles.

Por outro lado, apesar de compreender as regras, as mudanças são difíceis de apreciar, por isso, esta fase é caracterizada por as coisas serem “pretas ou brancas” sem muita margem para apreciar as nuances no início desta fase.

No nível de conceitos complexos, eles começam a compreender a intencionalidade das ações e da morte.

À medida que as crianças passam dos 7 anos, elas se tornam menos egocêntricas e são capazes de pensar fora de si mesmas e ter empatia.

 As mentes de adultos e crianças “funcionam” de uma maneira totalmente diferente.

O apego a uma figura que lhes proporcione um vínculo afetivo é parte fundamental das necessidades de desenvolvimento do infante, e de como a criança aprende.

 Conforme a teoria da aprendizagem social:

Mais importante do que a mera satisfação das necessidades fisiológicas. É a necessidade de estabelecer um vínculos com os progenitores o responsável. Se bem que, tempo de qualidade vale mais do que as coisas materiais.

  Outra teoria muito estudada é a seguinte:

Aquisição de novas habilidades é o resultado de um correto estímulo

Parte dessa teoria estabelece uma série de estágios de desenvolvimento psicológico da criança que aparecerão sequencialmente.

Em outras palavras, cada vez que uma criança aprende uma coisa nova, conexões neurais são criadas, e quanto mais conexões alcançam em seu estágio de infância, mais suas mentes e habilidades se desenvolverão. Estudar espanhol pode ser uma forma de exercitar o cérebro de nossos filhos. E se ainda não esta seguro saiba Porque aprender Espanhol

Outros dados importantes baseados em pesquisas científicas

  •  As crianças na fase pré-operacional não conseguem diferenciar aspectos básicos e é mais tarde, na fase das operações concretas, que começam a ter pensamentos mais lógicos,

  • O reforço negativo tem muito pouco valor na educação das crianças.

  • Tão pouco que é capaz de induzir comportamentos patológicos naqueles que inicialmente não os apresentaram. Acontece mesmo em adultos, o fato de que mesmo quando é difícil, digamos que você consegue e você vai conseguir, e quando erramos, nada acontece, vamos tentar, quebra uma barreira mental que permite o cérebro  acreditar e, consequentemente, alcançá-lo.

  • Foi demonstrado que a capacidade de autocontrole quando uma criança é pequena está relacionada a se tornarem crianças e adultos mais competentes com o passar dos anos.

Dinâmica para fazer em casa

 Podemos fazer essa dinâmica em casa. Sentando a criança na frente de um doce, dizemos a ela que se ela puder esperar 15 minutos em frente ao doce sem comê-lo, ela receberá outro doce, então ela terá dois em vez de 1. Saímos da área e o deixamos por apenas 15 minutos, é importante que ele não saiba o objetivo e o deixe sozinho com o doce.

Neste estudo, feito a um numero relevante de crianças. Apenas 30% das crianças conseguiram resistir à tentação.

A conclusão mais importante foi que as crianças que conseguiram esperar mais tempo antes de tomar o doce, ao longo dos anos, foram descritas pelos pais como “mais competentes”, o que foi corroborado pela verificação de como obtiveram melhores notas no vestibular, eram mais ativos fisicamente, ganhavam mais dinheiro com seus empregos ou eram menos propensos a desenvolver dependência de drogas.

Em última análise, o que esse experimento revela é que as crianças que podem adiar as recompensas e esperar com paciência e autocontrole são mais propensas ao sucesso pessoal.

Vamos fazer em casa, comente o resultado.

Como as crianças aprendem – Conclusão

As crianças aprendem de diversas maneiras e através de diferentes tipos de experiências. Algumas das principais formas em que as crianças aprendem incluem:

Observação e imitação:

Assim que, as crianças aprendem muito observando e imitando o comportamento dos adultos e de outras crianças ao seu redor.

Experiência direta:

As crianças aprendem fazendo e experimentando coisas por si mesmas. Seja através de brincadeiras, atividades físicas, experimentos ou outras formas de interação com o mundo ao seu redor.

Instrução direta:

As crianças também aprendem através de instruções diretas de professores, pais, cuidadores ou outros adultos que atuam como mentores.

Experiências sociais:

As crianças aprendem através de suas interações com outras pessoas, incluindo seus pares, familiares e adultos em suas vidas.

Tecnologia:

As crianças podem aprender através do uso de tecnologia, incluindo jogos educativos, aplicativos e outros recursos online.

Em geral, as crianças aprendem melhor quando têm a oportunidade de explorar e experimentar coisas por si mesmas, enquanto recebem orientação e suporte adequados de adultos e mentores que as ajudam a compreender o que estão aprendendo.

Na primeira infância aprendem por imitação e já de 7 a 12 é quando a motivação joga um papel mais importante.

Em todo momento, devemos incentivá-lo e expõe-los a novas experiências.

  • Referencia: 

Mischel, W. “The Marshmallow Test: Mastering Self-Contro

https://explorable.com/es/experimento-del-muneco-bobo

https://isdfundacion.org/2015/11/13/experimentos-psicosociales-no10-el-estudio-monstruo-wendell-jhonson-1939/

https://www.avntf-evntf.com/wp-content/uploads/2016/06/Teor%C3%ADa-del-apego.-El-v%C3%ADnculo.-J.-Gago-2014.pdf

https://hipertextual.com/2017/10/pequeno-albert

http://www.paidopsiquiatria.cat/files/teorias_desarrollo_cognitivo_0.pdf

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Subscreve A Nossa Newsletter

Receba atualizações e aprenda com os melhores

Veja também

Sistema educacional da Finlândia
Alfabetização infantil

Melhor sistema educacional do mundo

Melhor sistema educacional do mundo.
Descubra os segredos por trás do melhor sistema educacional do mundo e como aplicá-los em sua própria vida. Leia agora e saiba todo!

Veja nossas redes sociais

Mais visitados

Inglês para bebês

 Inglês para bebê, um guia com dicas praticas.

 Inglês para bebê, um guia com dicas praticas. Neste artigo, exploraremos algumas das melhores atividades de aprendizado de inglês para bebês divertidas e eficazes. Então, comecemos, ajudar seu bebê a desenvolver suas habilidades linguísticas de forma divertida e interativa!

Leia mais »

Você tem uma história para contar? Será um prazer para nós, ouvi-la

Diga-nos e manteremos contato

Você tem uma história para contar? Será um prazer para nós, ouvi-la

small_c_popup.png

Saiba o que os pais das pessoas mais bem-sucedidas do mundo têm em comum.

Vamos conversar