Cinco fatores que impedem a criança de aprender a ler e escrever e como evitar.

Seta

Certamente, existem alguns fatores que podem impedir a criança de aprender a ler e escrever e, por outro lado, fatores que favorecem o processo de leitura. Se estas passando pela etapa de alfabetização infantil. Saiba já..

Seta amarela clara

Impedimento #1 *Falta de estímulo:  Quando a criança não é estimulada a ler e escrever, ela pode perder o interesse e não desenvolver as habilidades necessárias para o processo. Que fazer:

Sublinhado rabiscado 2
Seta

Estimular à leitura desde cedo

Ler para a criança desde cedo. Pode ajudá-la a desenvolver, habilidades de linguagem e despertar o interesse pela leitura.

Seta

Impedimento#2

Falta de identificação com a leitura

Ou seja, se a criança não se identifica, com o que está sendo lido, ou com o processo de leitura, ela pode perder o interesse rapidamente.

Seta

Que fazer

Oferecer livros apropriados à idade e interesses da criança é importante para mantê-la envolvida e motivada.

Oferecer livros adequados à idade

Seta

Impedimento #3

Dificuldades de aprendizado

Algumas crianças podem ter dificuldades de aprendizado específicas que afetam a leitura e a escrita.

Seta

Que fazer

Providenciar ajuda de pessoas capacitadas, sempre que seja necessário.

Seta

Impedimento #4

Ausência de apoio

A falta de apoio e incentivo dos pais e professores pode afetar negativamente o processo de aprendizagem da leitura.

Seta

Que fazer

Apoiar e incentivar a criança a ler e escrever, celebrando seus sucessos e ajudando-a a superar desafios, é fundamental para o processo.

Impedimento #5

Ambiente de leitura desfavorável

Se o ambiente de leitura não é propício, a criança pode ter dificuldades em se concentrar e aprender.

Seta

Que fazer

Proporcionar um ambiente favorável: Criar um ambiente de leitura agradável e acolhedor, com livros e outros materiais à disposição, pode ajudar a criança a desenvolver um amor pela leitura.

Parabéns!  Chegou até aqui, entre em nosso sitio web e veia mais artigo.